7 de fevereiro de 2016

Buenos Aires 27/1/2016

Hoje foi um dia menos quente que os demais, fica mais gostoso caminhar pelas lindas ruas dos bairros da Recoleta e Palermo.
Fomos ao Bairro Recoleta, visitar o cemitério, a basílica e, ..., o shopping Claro!  Confesso que visitar cemitério não é muito meu gosto, mas faz parte do roteiro de quem vai a Buenos Aires pela primeira vez. É um dos pontos que não se pode deixar de visitar! Então tá! Fomos lá! 

Como chegar: Para chegar ao cemitério da Recoleta já é possível utilizar a linha H do metrô, a estação fica nas esquinas das Av. Pueyrredón e Gral. Las Heras, há 3 quadras do shopping Recoleta Mall, cemitério e da Basílica de Nossa Senhora do Pilar. A linha é novíssima e muita gente não sabe ainda que já está funcionando até lá! Nós inclusive, pegamos o metro na linha D, descemos na estação PUEYRREDÓN, e caminhamos até a av G. Las Heras, umas 10 quadras. Chegamos lá, tinha uma estação novíssima e lindíssima bem na esquina!! 😆 valeu o exercício!

DICA: Então, para ir no Recoleta, pegue a linha H do metrô e verifique qual a estação da av Gral. Las Heras! Depois é só uma caminhadinha breve até o cemitério! 

Aliás, registe-se aqui! Estamos encantados com o metrô! Ou como eles chamam aqui: Subte! É muito barato, e com apenas uma passagem você transita até o seu destino, mesmo que tenha que trocar de linha! Você deve comprar um cartão, vendido nos Kioskos, por 25,00 pesos, ele vem zerado, sem créditos. Depois você carrega com valores a partir de 5,00 pesos. Quanto mais você utiliza o transporte menos você paga na catraca, a passagem pode chegar a 4,25 pesos! Gente, isso é aproximadamente R$1,30!! Claro, que de metrô você não admira a vista da cidade! Mas isso você faz quando sair caminhando!! Quase tudo da para se fazer a pé, se você gosta de caminhar e admirar a cidade, é o melhor jeito! Mas para lugares mais distantes, use o metrô! 

DICA: Usar o metrô É mais barato e rápido! 

Taxi tem aos montes! Chegam a andar de comboio, de tantos que tem! Mas eu fico sempre receosa porque pode o motorista dar uma voltinha a mais, desnecessária, para tirar um troco a mais. Alguns se aproveitam do desconhecimento dos estrangeiros, para cobrar mais! Em tudo!! Até no buteco para comprar água! Eles nunca tem troco, o preço não é o da tabela, muito chato, neste sentido! Tem q estar sempre ligado e reclamando! Se não eles te logram mesmo! 

E ônibus, bem, nós não usamos porque a passagem não tem um valor fixo, tem que falar para o motorista até onde você vai e aí ele calcula quanto vai dar a viagem, muito estanho! Você pode usar o mesmo cartão do subte, carregá-lo nos Kioskos, e utilizar nos ônibus. A passagem é por distância. Mas como nós não tínhamos referência, não sabíamos quanto de valor carregar no tal cartão. Mas também é bem servido de ônibus! Tem ônibus para todo lado que você queira ir! 

Bem, vamos em frente. Chegamos na Recoleta! Fico realmente encantada com a riqueza histórica, e com a belíssima arquitetura das construções. Nos idos anos de 1716 foi construída a Basílica de Nossa Senhora do Pilar.  É uma das construções mais antigas da cidade e das raras que ainda tem muitas imagens e elementos preservados . A primeira capela foi inaugurada no ano 1732, como templo do Convento dos Franciscanos Recoletos, construída pelos arquitetos jesuítas Bianchi e Juan Bautista Prémoli. Em 1821 foi fechada por vários anos e em sua antiga horta criou-se o Cemitério da Recoleta. (Fonte:http://www.buenosaires.travel/pt/basilica-nuestra-sra-del-pilar-recoleta/)  Dentro do cemitério, os mausoléus são enormes e bem trabalhados, cheios de requinte, muitos em Mármore! Neste cemiterio estão depositados os restos mortais de vários  dos grandes nomes da história da Argentina, inclusive Evita Peron, amada por muitos, odiada por outros tantos.
A visitação ao cemitério e à capela, são gratuitas, e no cemitério, eles oferecem visitas guiadas também gratuitas das 11h às 15h todos os dias. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Suas OPINIÕES e EXPERIÊNCIAS também são bem vindas! Vem Comigo!