21 de janeiro de 2016

Barra de Ibiraquera/ SC

Hoje faz exatamente um ano que não faço nenhuma postagem por aqui... Estava com saudades. Mas o ano foi tão corrido que eu nem tive tempo de viajar. Mas época de férias é sempre uma inspiração para eu escrever e deixar registradas minhas percepções, pitacos e, claro DICAS, sobre os lugares por onde ando.
Esse ano não tínhamos nenhuma sugestão de lugar diferente daqueles que já fomos visitar. Ah claro, e barato, a grana estava curta... Nós sempre temos alguma ideia de lugar, que alguém falou, que alguém algum dia foi, que alguém gostou, enfim, aquelas coisas, a propaganda "boca-a-boca" e já era novembro! E acho muito importante planejar e organizar tudo com antecedência para ver pousada, restaurantes, atrações dos locais, e gastos antes de decidir qualquer coisa, principalmente sobre viagem a lugares que a gente não conhece! #ficaadica

DICA: Pesquise muito sobre o lugar e planeje bem o seu roteiro, assim, as chances de surpresas indesejadas serão mínimas... já que sempre há alguma possibilidade de algo dar errado quando se está em lugares estranhos ou pelo menos de não ser bem aquilo que se imaginou. Eu costumo ler muito sobre o lugar, pesquisar outros blogs de pessoas que já estiveram no local e o que fizeram e como fizeram e o que acharam. Claro, as percepções das pessoas sobre as coisas, de um modo geral, são diferentes, e sempre me deparo com os extremos, amor e ódio, excelente ou péssimo... Porque cada pessoa vive a sua experiência e podem acontecer episódios inusitados, e não muito agradáveis ou bem agradáveis, com determinadas pessoas que com outras não vai acontecer, mas é importante o registro de forma a alertar aos demais viajantes que aquilo pode acontecer, e acontece. Mas é sempre bom ter bem claro que nem tudo de ruim que aconteceu com alguém pode acontecer com você e nem tudo de bom que acontecer com você pode acontecer com os outros... Enfim, leia e entenda todos os lados e depois viaje com tudo em mente e então tire suas próprias conclusões. Bem, chega de divagar... Vou retomar meu assunto sobre o lugar que estivemos em Janeiro de 2016. 

Mas então.... uma bela noite conversando com um casal de amigos, já bem perto das férias, e, como disse, sem nenhuma sugestão de lugar na fila, eles nos contaram sobre as viagens deles e como este ano seria diferente, pois tinham fixado pousada em Ibiraquera/ SC. E então isso nos alertou para o lugar pois eles são bem viajados e gostam de mudanças e precisam de novos lugares, então por que que fixariam estadia em um mesmo lugar? Bem, este lugar só pode ser bom mesmo!!  E partimos em busca de informações. Eles mesmos nos deram muitas dicas e motivos para a parada em Ibiraquera e depois acabamos descobrindo outros amigos que também já tinham estado por lá e que gostaram muito.

Bem, o lugar é simples, já vou dizendo logo na partida, não espere nada além de ruas de chão batido e muita poeira nas ruelas estreitas e sem saída que se cruzam pelo pequeno balneário. Mas então, porque trata-se de um lugar tão especial? Ora, claro, pela beleza natural da praia que banha este local!!

 O QUE FAZER: 

Praia é praia, e a maior atração é o mar, claro! Mas para quem gosta de esportes, aqui é o lugar certo!!

Vista da beira da Praia de Ibiraquera
A praia da Barra de Ibiraquera é linda!! Trata-se de um lugar onde a lagoa e o mar se encontram, regadas por muito calor e muito vento!!E ali tem lugar para todo tipo de esporte de praia: stand-up, caiaque, surf, kitesurf,windsurf, squiboard... tudo para quem gosta de brincar e se divertir na água e na areia! Algumas barracas alugam equipamentos para a prática desses esportes. E se você preferir, eles oferecem também aulas de surf e kitesurf, além do aluguel do equipamento em si.

Barra de Ibiraquera


Outra sacada bem legal do lugar é que tem algumas trilhas para ir de uma a outra. Nós fizemos a trilha de Ibiraquera para a praia do Rosa. É uma trilha tranquila, por cima dos morros de areia e entre vegetação nativa, mas nada muito puxado, qualquer pessoa brinca e se diverte! Claro, qualquer pessoa sem restrição de movimentos. Nós fomos de roupa de praia mesmo e chinelo, de manhã bem cedo você pode aproveitar o nascer do sol no topo do morro da trilha, e ainda foge do sol forte, mas para quem não curte acordar tão cedo, como eu, o melhor horário é fazer a trilha bem a tardinha.

Vista da praia de Ibiraquera do alto do Morro da Trilha

Trilha para a Praia do Rosa


Onde ficar: 

Recepção do 30Nós Village

Lugar para alugar em Ibiraquera é o que não falta, sejam casas, apartamentos, sobrados, pousadas, todos com seu charme e peculiaridade. Nós optamos por ficar no Village 30Nós. São sobrados que acomodam tranquilamente até 4 pessoas, composto de sala e cozinha conjugados, banheiro e 1 suite. Eles não oferecem café da manhã, mas por ter cozinha equipada com louças, talheres, panelas e utensílios como liquidificador e sanduicheira, dá para gente optar em fazer algumas refeições em casa mesmo e economizar com refeições nos restaurantes locais. Além disso, para quem curte um churrasquinho, cada sobrado tem sua churrasqueira individual, com grelha. Dá para se divertir fazendo um delicioso assado.  Uma outra opção é fazer um belo happy hour no Lounge do Village 30 Nós, eles servem sucos e sanduíches naturais, cerveja, caipirinha e batidas com álcool ou sem, a sua escolha. O atendimento é feito pelos proprietários com muito carinho, cuidado e dedicação, o que confere um ar bem familiar e despojado  ao lugar, deixando a gente bem a vontade. Na área comum tem sinal de wi-fi para quem curte fazer aquelas postagens maneiras  sobre suas viagens e contar as novidades aos amigos pelo WhatsApp.
contato Village 30Nós: 9971.3025

Onde comer:

A praia não tem uma grande variedade de restaurantes, mas atende bem a todos os gostos e necessidades. Para um dia de praia nós optamos por fazer o almoço na rua e  jantar em casa. O restaurante mais badalado e, na minha opinião, também o mais gostoso, é o Restaurante Tartaruga, que fica bem na beira da praia. Assim, a gente sai da areia e já se acomoda no restaurante a beira. A especialidade da casa é claro que são frutos do mar, o que não é minha comida preferida... Mas funciona assim, eles oferecem porções e refeições, as porções são só o prato propriamente dito, e as refeições são o prato mais acompanhamentos de arroz, batata frita, farofa e salada mista. Então, para aqueles que assim como eu não curtem muito os frutos do mar, dá para se virar bem. Até comi um peixinho empanado claro, bem gostosinho, mas confesso que me dediquei mais a saborear a salada, a batata frita e a caipirinha. 


Mas nem só de frutos do mar se vive, a cidade também tem pizzaria, pastelaria e bistrôs. Nós jantamos em uma das pastelarias por 2 dias! Uma delicia, fica na av. Jovino Tomé Marques, a rua principal do lugar.
Fachada da Saborella Pizzaria
Na mesma avenida você encontra a Saborella Pizzaria, uma pizza bem honesta, BBB eu diria, Bom, Bonito e Barato! Adoramos o lugar também, o único senão era que o restaurante não abre as segundas-feiras! Gente?!?! Em plena temporada o restaurante não abrir é no mínimo estranho! Mas o proprietário deve ter seus motivos. Bem, nos perderam para o pastel!

Vista Interna da Saborella Pizzaria


Era isso, então. Até a próxima! Curte, compartilha e deixa seu comentário!! 

 


Um comentário:


  1. I needed to thank you for this very good read!! I definitely loved every bit of it. I have got you bookmarked to check out new things you post… fb login facebook

    ResponderExcluir

Suas OPINIÕES e EXPERIÊNCIAS também são bem vindas! Vem Comigo!