22 de fevereiro de 2013

Projeto TAMAR / SC


Um passeio educativo e cultural é visitar o Projeto TAMAR. 

O objetivo do TAMAR é salvar e preservar 5 espécies de tartarugas marinhas ameaçadas de extinção que vivem no litoral do Brasil. Muitas tartarugas são encontradas na costa brasileira machucadas, e são resgatadas, tratadas e devolvidas ao meio ambiente para seguirem seu ciclo de vida.






Na sede localizada na Barra da Lagoa, na costa leste de Florianópolis, é possível conhecer o ciclo de vida, os nomes e as épocas de reprodução das espécies. O local tem exposição tanto de réplicas de cada uma das espécies monitoradas, quanto de exemplares vivos que estão em tratamento na sede. 






Ao lado das réplicas é possível fazer uma divertida comparação de tamanho entre as espécies! A "gurizadinha" se diverte e aprende a preservar o meio ambiente recolhendo o lixo que produz na praia para não serem levados pela maré e acabar parando na boca de uma tartaruga... 
As principais causas de muitas mortes das espécies são a pesca predatória e a ingestão de lixo jogado ao mar... e isso a gente pode evitar!!!



A dica é sempre levar um saquinho vazio para beira da praia para recolher o lixo que produzimos, e levá-lo conosco até a lixeira mais próxima para o correto descarte!! Assim, evitamos que sejam levados ao mar pelos ventos e marés e confundidos com alimentos pelas tartarugas e todas as vidas que vivem no mar. 

O Projeto possui 11 Centros de visitantes na costa litorânea do Brasil, consulte os horários de funcionamento das respectivas sedes no site do Projeto TAMAR antes de se deslocar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Suas OPINIÕES e EXPERIÊNCIAS também são bem vindas! Vem Comigo!