12 de março de 2012

Porto Alegre/RS - City Tour Lendas Urbanas

Porto Alegre é demais!

- City Tour Lendas Urbanas -

O passeio orientado pela cidade de Porto Alegre inclui visitas aos principais pontos históricos no centro da cidade! 
Vista da cidade de dentro do lago Guaíba

Porto Alegre é banhada pelo lago Guaíba, principal manancial de abastecimento de água e por onde aportaram os primeiros imigrantes açorianos que povoaram a cidade fundada em 26 de março de 1772.

O passeio começa pela rua do arvoredo: A rua hoje chamada Fernando Machado,  guarda uma antiga lenda sobre um tal homem que com sua linda companheira atraía pessoas para sua casa onde funcionava um açougue, as vítimas eram assassinadas, esquartejadas e a carne era vendida como linguiça. A veracidade da história, ou estória, nunca ficou provada pois consta que nos autos do processo faltam folhas e assim, os indícios que provariam o tal crime, nunca apareceram. No entanto, tal caso rodou o mundo nas páginas dos jornais! 

Rua da Praça da Matriz - Praça Marechal Deodoro 

Na mesma rua, no cruzamento com a Vasco Alves fica o Castelinho do alto da Bronze. O antigo Castelo foi construído pelo famoso político da época Carlos Eurico Gomes para sua musa Nilza Linck. A mulher ficou "guardada" lá por 4 anos sem poder chegar sequer perto das janelas.
O alto da bronze por sua vez, ficou conhecido assim, porque ali no alto da ladeira se estabelecera na época uma mulher de pele morena, daí bronze, que, pelo que se sabe prestava serviços aos que a procurava.
Hoje o Castelinho do alto da Bronze funciona como museu, e oferece diversas atividades a comunidade.

Castelinho do alto da Bronze



Praça da Matriz
Na parte alta do centro está localizada na rua Duque de Caxias, a Praça Marechal Deodoro da Fonseca ou Praça da Matriz, como é mais popularmente conhecida, em torno da qual se localizam alguns dos mais importantes prédios da cidade: O Palácio Piratini, sede do governo, o Palácio Farroupilha, sede da Assembléia Legislativa do estado, o Palacete do Visconde de Pelotas, que abrigou D.Pedro II em visita ao estado, conhecido também como Solar dos Câmara, onde funciona hoje um centro cultural, o Museu Júlio de Castilhos, a antiga Junta da Fazenda, o único prédio da época da fundação da cidade e a Catedral Metropolitana.








A CATEDRAL METROPOLITANA
Catedral Metropolitana

Um dos mais belos monumentos da cidade, é também conhecida como Igreja Matriz, Paróquia Nossa Senhora Mãe de Deus, ou simplesmente Catedral.

 A IGREJA NOSSA SENHORA DAS DORES
Igreja N. Sra. das Dores


Igreja das Dores





Igreja Nossa Senhora das Dores, com sede na rua  Riachuelo 630, tem sua escadaria voltada para a rua dos Andradas. A construção da igreja levou mais de 100 anos para ser concluída. Conta a lenda que foi uma praga rogada por um escravo condenado a morte após ser acusado de roubo.



 A RUA DOS ANDRADAS


A Rua dos Andradas é a mais antiga da cidade, conhecida popularmente como Rua da Praia por correr às margens do lago Guaíba. Os prédios de arquitetura da época embelezam o centro da cidade.




A PRAÇA DA ALFÂNDEGA

A Praça da Alfândega é um ponto histórico cultural dos mais conhecidos popularmente na cidade. É a praça localizada na frente do prédio da primeira alfândega da cidade.

Obra de arte: Pegada Africana - Vinícius Vieira

Esta imagem na pedra, é uma obra de arte do autor, ex aluno da escola municipal Anísio Teixeira, chamada Pegada Africana, ela é o segundo marco do museu de Percurso do Negro em Porto Alegre, localizada no coração da cidade, na Praça da Alfandega.   

Neste ponto da Praça da Alfândega, chegavam as águas do  lago Guaíba, entre os prédios do MARGS - Museu de Arte do Rio Grande do Sul e do antigo Correios e Telégrafos.




Antigo Prédio dos Correios e Telégrafos  


O MERCADO PÚBLICO

O mercado público está localizado no Largo Glênio Peres, importante ponto de encontro da cidade, é também um espaço de manifestações populares, comícios e shows. O Mercado, recentemente reformado, é o lugar ideal para compra de peixes, carnes, erva mate e das mais diversas iguarias, tudo fresquinho.

Mercado Público

Mercado Público

Mercado Público

Mercado Público

DICA: No andar superior do mercado existem vários restaurantes de boa comida e preço razoável.

Porto Alegre é cercada por diversas ilhazinhas no Guaíba, sendo a  Ilha da Pintada a mais próxima da cidade e a mais povoada de todas. A ida até a Ilha é feita de ônibus atravessando a Ponte do Guaíba para visitar uma colônia de Pescadores. A volta é feita pelo Barco- Porto Alegre é 10!  através das águas do lago, o que possibilita as mais belas vistas da cidade.

Ponte do Guaíba

Barco Porto Alegre é 10!

Cais do Porto

O Cais de Porto de Alegre é o maior porto fluvial do País em extensão, são 8 km de cais acostável entre os cais Mauá, Navegantes e Marcílio Dias, conta com 25 armazéns, em pleno funcionamento. O local é utilizado também como palco de diversas atrações culturais da cidade durante o ano, como a Feira do Livro, importante evento da cidade.


O prédio da antiga usina do Gasômetro é um dos mais importantes pontos de referência da cidade, onde funcionou uma usina geradora de energia elétrica, na realidade, movida a carvão.

DICA: A orla do Guaíba é o lugar certo para se apreciar o mais lindo por do sol da cidade!

Usina do Gasômetro

Cais do Porto com a Igreja das Dores ao fundo

Lago Guaíba

DICA: O City Tour Lendas Urbanas, é um passeio orientado por guia promovido pela equipe do Sítio do Mato de Porto Alegre. 



CRÉDITOS: As fotos são de autoria da equipe de professores da Escola Municipal Anísio Teixeira, localizada na zona sul de Porto Alegre. 

5 comentários:

  1. Muito bom este novo visual do dicário. Bora procurar novos leitores. Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom!!!!!Quem fez foi a Cristiane? Emocionante ver nossas fotos juntas e organizadas desta maneira, trabalho em equipe, obrigada Cristiane, bjos

      Excluir
    2. Obrigado queridos!! Aceito colaborações dos passeios passados e dos próximos! As vezes nem nós moradores sabemos quantas opções lindas temos na nossa cidade!

      Excluir
  2. A primeira foto está com a legenda errada, não é a rua do arvoredo, mas sim a rua da Praça Matriz ( Praça Marechal Deodoro esquina com a Riachuelo). A construção histórica que aparece na foto é o palácio do Ministério Público conhecido, também, como Forte Apache.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Correto Carla!! Obrigadíssimo por sua visita e colaboração! Fique a vontade se quiseres contribuir com o blog mandando uma matéria para postagem aqui!

      Excluir

Suas OPINIÕES e EXPERIÊNCIAS também são bem vindas! Vem Comigo!