21 de janeiro de 2012

São Miguel das Missões - Ponto de Memória Missioneira

Na visita às ruínas, recebemos a indicação de visitar o Ponto de Memória Missioneira. O local reúne peças produzidas pela população local e encontradas, tanto nos sítios arqueológicos, quanto nas casas dos moradores descendentes dos Guaranis. 

Ponto de Memória Missioneira (RS) une patrimônio e identidade
Uma comunidade de São Miguel das Missões (RS) transformou um espaço de memória de remanescentes da chamada Redução Jesuítica dos Guaranis no Ponto de Memória Missioneira.
Com peças confeccionadas pela população local, o acervo doado à instituição dispõe de mais de 300 peças, que inclui elementos arquitetônicos, que remontam ao período dos chamados Sete Povos das Missões Orientais (séculos XVII e XVIII), além de artefatos e instrumentos de grupos de imigrantes que ocupam o atual território de São Miguel das Missões (séculos XIX e XX).
Além de objetos referentes ao período pós-jesuítico, o acervo também guarda bens representativos da cultura material indígena, particularmente da comunidade Mbyá-Guarani.

O coordenador e guardião do local é um cidadão nascido e criado na cidade, descendente dos guaranis. Ele mesmo nos conta, que ainda hoje existem muitos artefatos por serem cadastrados que estão espalhados pelos sítios arqueológicos das Missões.  As vezes as peças estão em uso nas casas da comunidade e é preciso convence-las a doá-las ou até mesmo vendê-las para a exposição.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Suas OPINIÕES e EXPERIÊNCIAS também são bem vindas! Vem Comigo!